domingo, 5 de abril de 2009

Entrevista a Franklin Pais

Franklin Pais garante que o pensamento do FC Porto em todas as competições, nesta fase final da temporada, é vencê-las mas mostra-se algo cauteloso em relação à Liga Europeia, preferindo pensar "jogo a jogo".

Entre outros temas, o treinador portista acredita que Portugal vai lutar pelo título mundial e que não lhe passa pela cabeça ser seleccionador nacional.



Estamos a entrar numa fase decisiva da temporada. O que é que os adeptos podem esperar da equipa?
Estamos em três frentes, temos o jogo da Taça de Portugal no próximo sábado frente ao Candelária que será um desafio difícil, onde este ano já perdemos para o campeonato (ndr. o FC Porto venceu os açorianos por 1-0, com um golo de Reinaldo Ventura). A seguir haverá uma pausa por causa da selecção nacional e depois temos a meia-final do campeonato com o Benfica, onde pelo meio iremos jogar a Liga Europeia. Portanto, como sempre, o objectivo do FC Porto quando entra numa prova é vencer.

O FC Porto persegue o título da Liga Europeia há vários anos. É este ano que o troféu vem para Portugal?
O nosso pensamento é jogo a jogo. Este ano o formato da “final-eight” é diferente, são oito equipas, qualquer uma delas pode chegar à final e o nosso objectivo, para já, é passar o primeiro jogo com o Bassano. Depois disso logo se vê.

Quais são os adversários a ter mais em conta?
Atendendo aos títulos que tem tido, o Barcelona é, talvez, a equipa mais forte, mas há muitas equipas fortes também. O Vic tem sido a grande surpresa da Liga Europeia e do campeonato espanhol, o Réus tem uma belíssima equipa, o Follonica já foi campeão europeu, o FC Porto é sempre um crónico candidato e o Bassano, que é a equipa organizadora, vai jogar num ambiente que vai causar dificuldades a nós, que os vamos defrontar.

O FC Porto vai defrontar o Benfica nas meias-finais do campeonato. É uma final antecipada?
Todos os jogos para nós são finais. Num “play-off” a regularidade não existe, existe apenas o momento da equipa e nós esperamos não ter mais lesões. Este ano tivemos uma época atípica, com várias lesões ao longo da temporada, e, praticamente, nunca tivemos o plantel completo. Este ano vamos jogar com o Benfica numa eliminatória à melhor de três jogos, os jogos em casa são fundamentais ganhar e vamos pensar em vencer o primeiro jogo.

Caso passe a eliminatória, prefere defrontar a Juventude de Viana ou a Oliveirense?
Para já temos de passar o Benfica e se passarmos qualquer uma dessas duas equipas vai, com certeza, dificultar ao máximo a nossa tarefa porque o FC Porto é campeão há sete anos e o objectivo das outras equipas é tentar destronar esta sequência de vitórias.


Há quem diga que o facto do FC Porto ganhar há tantos anos seguidos, tem feito com que a modalidade se torne mais desinteressante. Concorda com essa opinião?
Não concordo porque o FC Porto tem sido a equipa mais regular ao longo destes anos. Alteraram o formato do campeonato para nos tentarem retirar alguma vitória, mas este ano já foi decretado que para a próxima época não vai haver “play-off” e, portanto, vamos voltar ao sistema antigo, que é o mais justo.

O FC Porto está perto de jogar num pavilhão próprio. O que é que essa alteração poderá mudar na equipa?
Ao longo destes anos, o Pavilhão de Fânzeres tem sido talismã para nós, estamos adaptados a ele e agora vamos ter um novo pavilhão que é bom para o associado e para as modalidades. No entanto, haverá uma altura de adaptação para a equipa e só na próxima época iremos lá jogar.

Portugal vai participar no Torneio de Montreaux para preparar o Mundial de Vigo e o FC Porto tem dois jogadores convocados, Reinaldo Ventura e Caio. Acha que mais jogadores da equipa mereciam ser convocados, já que o plantel tem vários jogadores portugueses campeões nacionais e o Benfica, por exemplo, que é vice - campeão tem quatro atletas na convocatória?
Esse assunto não quero discutir. São opções do seleccionador, nós respeitamo-las e só ele poderá falar sobre essa situação.

E sobre o Mundial, Portugal pode ganhá-lo e esquecer o fracasso de Montreaux em 2006?
Penso que o Mundial de Montreaux foi um acidente de percurso. Agora em Vigo, a equipa portuguesa, juntamente com a italiana, com a argentina e com a espanhola, é candidata ao título final. Tudo depende do momento e da forma dos jogadores mas acredito que vai lutar pelo título mundial, até porque fez um europeu muito bom o ano passado.

O Franklin Pais está ligado ao FC Porto há muitos anos. Consegue imaginar o dia em que não será treinador da equipa?
Temos tido êxito ao longo de todos estes anos que cá estou e, para já, sinto-me bem e não me imagino a sair, por enquanto, do FC Porto.

Ser seleccionador nacional é um objectivo futuro?
Sinceramente não. Eu defendo que o seleccionador nacional tem que ser uma pessoa independente, que não esteja ligada a nenhum clube, para ser imparcial nas decisões que tem de tomar.

Sem comentários: