sexta-feira, 27 de março de 2009

Campeonato Nacional quebra recordes e atinge mínimos para competições internacionais

A primeira sessão do Campeonato Nacional de juniores e seniores, que está a decorrer na piscina do Estádio Universitário de Lisboa, registou dois recordes nacionais absolutos, dois recordes nacionais juniores, dois mínimos para o Campeonato do Mundo e dois mínimos para o Europeu de juniores.

Simão Morgado fez a marca 24:03 e retirou dois centésimos de segundo ao seu próprio recorde nacional sénior e absoluto dos 50 metros mariposa, que tinha sido alcançado em 2006, no Europeu de Budapeste. O tempo alcançado por Simão Morgado corresponde a mínimo para o Mundial de Roma deste ano. Tal como Morgado, Diogo Carvalho, que ficou em segundo lugar na prova, alcançou o mínimo para o Mundial, como tempo de 24:17.

Os outros recordes nacionais foram conquistados na prova de 4x50 livres. A equipa feminina do FC Porto melhorou o recorde sénior e absoluto, que já era seu, com o registo de 1:46:99, sendo que o anterior era 1:48:92.

Para além disso, o FC Porto deu nas vistas por estabelecer a melhor marca de Portugal em juniores masculinos, 1:36:69. O registo anterior, que também pertencia aos "dragões", era de 1:38:30.

A equipa de estafeta júnior do Sporting alcançou o novo máximo do escalão ao fazer o tempo de 1.49.70, recorde que pertencia ao Vilacondense desde 2007.

Os dois mínimos para o Europeu de juniores, que se realizará em Praga, foram obtidos na prova de 800 livres femininos por Joana Santos, do Vitória de Guimarães, com o tempo de 9:07:03 e por Maria Miguel Veloso, do Náutico/Matobra, com 9:11:06.

Sem comentários: