quinta-feira, 12 de março de 2009

Cinco anos depois, novamente entre os oito melhores da Europa

Ficha de jogo:

Local:

Estádio do Dragão

FC Porto

Helton; Bruno Alves; Lucho; Lisandro; Cristian Rodriguez; Hulk; Rolando; Raul Meireles; Cristian Sapunaru; Fernando; Aly Cissokho

Suplentes:

Nuno; Milan Stepanov; Mariano; Tarik Sektioui; Ernesto Farias; Tomás Costa; Andrés Madrid

Treinador:

Jesualdo Ferreira

Atlético de Madrid

Leo Franco; António Lopez; Raúl Garcia; Sérgio Aguero; Maxi Rodriguez; Paulo Assunção; Florent Sinama Pongolle; Tomás Ujfalusi; Simão; Luis Perea; Pablo Ibánez

Suplentes:

Grégory Coupet; Mariano Pernia; John Heitinga; Diego Forlán; Maniche; Miguel de las Cuevas; Ignacio Camacho

Treinador:

Abel Resino

Árbitro:

Pieter Vink

O FC Porto qualificou-se para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, fruto do empate a duas bolas alcançado em Espanha, já que empatou a zero golos com o Atlético de Madrid, esta quarta-feira, no Estádio do Dragão.

Num ambiente fantástico onde os assobios a Paulo Assunção foram uma constante e Maniche voltou a sentir o carinho do público portista, o FC Porto começou melhor a partida e aos 14 minutos Bruno Alves foi o autor do primeiro lance de perigo na partida. Na marcação de um livre à entrada da área, o defesa-central dos “dragões” fez a bola passar a poucos centímetros da baliza defendida por Leo Franco.

No minuto a seguir, o Atlético de Madrid respondeu através de um remate de Luís Perea, que obrigou Helton a defender para canto.

Aos 22 minutos foi a vez de Lucho Gonzalez que, em posição frontal à baliza, rematou em jeito mas a bola passou por cima da baliza do Atlético de Madrid.

Dez minutos depois foi Fernando, da mesma zona, a efectuar um remate de primeira que obrigou Leo Franco a fazer mais uma boa defesa.

Já na segunda parte, voltou a ser o FC Porto a entrar melhor e, aos 54 minutos, na tentativa de fazer um cruzamento, Raul Meireles quase colocou a bola dentro da baliza involuntariamente.
No minuto a seguir, Lisandro Lopez rematou à baliza e Leo Franco defendeu para a frente mas ninguém da equipa portista apareceu para fazer a recarga.

O FC Porto tinha o jogo controlado mas o Atlético de Madrid ameaçou na marcação de um pontapé de canto. Simão Sabrosa cruzou para a área dos “dragões” e Aguero, de cabeça, enviou a bola ao lado da baliza de Helton.

Os tri-campeões nacionais responderam novamente pelos pés de Raul Meireles que na marcação de um livre obrigou Leo Franco a fazer uma defesa apertada para canto. Na marcação do respectivo pontapé de canto, o guarda-redes argentino voltou a brilhar ao impedir que o cabeceamento de Rolando entrasse dentro da baliza espanhola.

Leo Franco, que para Jesualdo Ferreira foi o melhor jogador em campo, voltou a opor-se com sucesso a um remate da equipa portuguesa, desta vez o autor do disparo foi Lucho Gonzalez, e defendeu novamente para canto. O FC Porto voltou a causar perigo na marcação de um canto e, desta vez, Hulk tentou marca-lo de forma directa, mas a barra não deixou os adeptos presentes no Estádio do Dragão festejarem.

Até ao final da partida, o FC Porto voltou a ter mais duas oportunidades para marcar e acabar com a eliminatória mas em nenhuma delas conseguiu facturar. Na primeira jogada, Hulk, já na grande área, fintou o defesa António Lopez e cruzou para o coração da área mas Ujfalusi tirou o “ pão da boca” a Lisandro Lopez, que se preparava para igualar Miroslav Klose na lista dos melhores marcadores da Liga dos Campeões. Na última jogada de perigo do encontro, Raul Meireles fez um passe em desmarcação para Lisandro que passou pelo guarda-redes mas, já com pouco ângulo, o avançado argentino rematou ao poste.

Os treinadores:

Jesualdo Ferreira, visivelmente bem-disposto, começou a conferência de imprensa a elogiar “os jogadores e o público que foram fundamentais nesta passagem aos quartos-de-final” da Liga dos Campeões.

Para o treinador do FC Porto, a equipa portuguesa “foi melhor durante os 90 minutos e foi a única que quis ganhar”.

Em relação ao futuro da equipa na “Champions”, Jesualdo Ferreira garantiu que “com confiança no nosso valor e sem lesões, o FC Porto é capaz de discutir de igual para igual com qualquer equipa a passagem às meias-finais” da competição.

Por seu lado, o treinador do Atlético de Madrid, Abel Resino, garantiu que “houve uma grande penalidade clara sobre o Simão” mas admitiu que “faltou força física à equipa, principalmente na segunda parte, para ganhar o jogo”.

Sem comentários: