terça-feira, 10 de março de 2009

Factos e números do FC Porto vs Atlético Madrid

FC Porto vs Atlético Madrid

No jogo da primeira mão, o FC Porto esteve a perder por duas vezes. Maxi Rodriguez marcou o primeiro para os espanhóis logo aos 3 minutos e Lisandro empatou a meio da primeira parte. Segundos antes do apito do árbitro para o intervalo, Helton deu uma ajuda a Diego Forlán a repôr a vantagem do Atlético de Madrid no marcador. Porém, na segunda parte, o argentino Lisandro Lopez bisou no jogo e estabeleceu o resultado final de 2-2.

Há um ano, o FC Porto foi eliminado no Estádio do Dragão pelo Schalke 04, tendo perdido por 4-1 no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após se verificar, no conjunto das duas mãos um empate a um golo. Já em 2006/2007, os "dragões" também perderam nos oitavos de final com o Chelsea com um total de 3-2 nos dois jogos, um empate a um golo no Estádio do Dragão e derrota por 2-1 em Londres.

O FC Porto conseguiu um empate fora de portas na primeira mão de uma eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus por três vezes, tendo seguido em frente em duas delas. Os dois sucessos aconteceram contra o Dinamo Bucareste e o Sion, sendo que o insucesso foi frente ao Bayern Munique.

Na única vez que o Atlético de Madrid empatou em casa na Taça dos Campeões também conseguiu passar a eliminatória. O adversário foi o Galatasaray, da Turquia.

O último jogo do FC Porto no Estádio do Dragão frente a equipas espanholas foi em 2003/2004, frente ao Deportivo da Corunha. Nessa altura o jogo, a contar para as meias-finais da Liga dos Campeões, acabou empatado a zero mas os "dragões", na seguna mão, foram à Galiza vencer por 1-0, golo de Derlei.

Nos 13 encontros que o FC Porto recebeu equipas espanholas no seu estádio, a equipa portuguesa venceu cinco e perdeu seis jogos.

Antes do jogo da primeira mão, o FC Porto e o Atlético de Madrid tinham-se encontrado apenas por uma vez em jogos oficiais. O encontro passou-se na época 1963/1964 e contou para a Taça das Cidades com Feira. Na altura, a equipa de Madrid levou a melhor, tendo vencido em Espanha por 2-1 e empatado em Portugal 0-0.

Na sua última época na Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid ficou pelo caminho na primeira eliminatória após a fase de grupos. Nos quartos-de-final da edição de 1996/1997, os espanhóis empataram a um golo na Holanda frente ao Ajax mas perderam em casa por 3-2.

A equipa de Abel Resino terminou a fase de grupos em segundo lugar com os mesmo 12 pontos com que o FC Porto venceu o seu grupo. O Atlético de Madrid, na altura orientado por Javier Aguirre, começou com uma vitória por 3-0, na Holanda, frente ao PSV Eindhoven, empatou em Liverpool a um golo e terminou a fase de grupos com um nulo no terreno do Olympique de Marselha.

O Atlético de Madrid conta nos seus quadros com três ex-jogadores do FC Porto. Maniche, que venceu ao serviço do FC Porto a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, Paulo Assunção, que após uma curta passagem pelos "azuis e brancos" em 2000/2001 acabou por regressar para se tornar num dos pilares do onze base nos três campeonatos seguidos que o FC Porto venceu até ao momento, e Seitaridis, que passou pelo FC Porto na época pós-Gelsenkirchen, na temporada atípica de 2004/2005 .

Para além de Maniche, Luis Garcia também sabe o que é conquistar uma Liga dos Campeões. O jogador venceu a mais importante prova da UEFA, ao serviço do Liverpool, na temporada 2004/2005.

Simão Sabrosa tem a particularidade de nunca ter representado o FC Porto mas já actuou nos seus principais rivais, Sporting e Benfica.

O guarda-redes do Atlético de Madrid, Coupet, defrontou o FC Porto em 2003/2004 ao serviço do Lyon. Quem também foi adversário dos "dragões" nessa época foi Diego Forlán, na altura jogador do Manchester United, mas não chegou a sair do banco tanto no Estádio do Dragão como em Old Trafford.~

O primeiro golo de Lisandro frente ao Atlético de Madrid foi o golo 200 sofrido pelos espanhóis nas provas europeias. Já o segundo golo do argentino foi o número 400 dos "dragões" nas competições da UEFA.

Caso jogue amanhã, Simão Sabrosa irá disputar o jogo 75 nas competições da UEFA.

No FC Porto, Bruno Alves, Rolando, Cristian Rodriguez, Raúl Meireles, Fernando, Lisandro e Hulk participaram nos sete encontros disputados esta temporada, sendo que Bruno Alves, Rolando e Lisandro disputaram todos os minutos. Já do lado do Atlético de Madrid, apenas Raúl Garcia alinhou nos nove encontros disputados, incluindo a pré-eliminatória, apesar de Maniche e Sérgio Aguero terem participado nos sete jogos da competição.

A nível disciplinar, do lado português apenas Cristian Sapunaru está em risco de suspenção. Já do lado dos espanhóis o cenário é diferente pois Maniche, Paulo Assunção, Raúl Garcia e Mariano Pernía estão à beira de serem suspensos caso veja um amarelo.

Lisandro Lopez é o melhor marcador da prova com 6 golos, a par de Miroslav Klose do Bayern Munique.

O FC Porto parte para o jogo da segunda mão dos oitavos de final após uma vitória em Matosinhos por 4-1 frente ao Leixões. Já o Atlético de Madrid foi a casa do rival Real Madrid empatar a um golo.

Sem comentários: