segunda-feira, 16 de março de 2009

FC Porto vence e alarga vantagem sobre Benfica

O FC Porto venceu a Naval, no Estádio do Dragão, por 2-0 e alargou a vantagem sobre o Benfica, agora terceiro classificado porque foi ultrapassado pelo Sporting, para 5 pontos. Mariano e Lucho Gonzalez foram os marcadores de serviço do "dragão".

O FC Porto entrou bem na partida e com vontade de resolver cedo o jogo. Logo aos 2 minutos, Cissokho cruzou para a área onde apareceu Mariano a cabecear para a defesa de Peiser e na recarga Rodriguez a rematar a bola por cima.

Ao minuto 10 foi a vez da Naval responder por intermédio de Marcelinho. O avançado brasileiro rematou, ainda de fora da área, mas obrigou Helton a uma defesa apertada e para canto.

Aos 18 minutos, Rodriguez começou uma arrancada pelo lado esquerdo do ataque, o uruguaio foi o jogador que mais velocidade impôs ao jogo do FC Porto, e cruzou rasteiro para a área onde estava Mariano Gonzalez mas o argentino não conseguiu marcar por duas vezes. O primeiro remate foi defendido por Peiser e na recarga o argentino viu a bola ser retirada antes da linha da baliza por Paulão.

No entanto, aos 29 minutos Mariano Gonzalez foi mais eficaz e marcou o primeiro golo do FC Porto no jogo. O argentino recebeu a bola à entrada da área, fintou um adversário e rematou para o fundo da baliza da Naval.

Apenas dois minutos depois, Lucho quis imitar o seu compatriota mas o remate do argentino foi defendido para canto pelo guarda-redes da Naval.

Antes do intervalo há a registar mais duas situações de perigo do FC Porto. Ambas tiveram o selo da velocidade de Rodriguez que, na primeira, o uruguaio correu alguns metros com a bola e cruzou para a área para Lucho mas "el comandante" com toda a baliza à mercê fez o mais difícil e enviou o esférico para cima da baliza.

Logo a seguir, novamente "Cebola" a correr pela ala mas desta vez o cruzamento foi para Raul Meireles que, à entrada da área, não conseguiu fazer melhor que Lucho e rematou, também, por cima da baliza defendida por Peiser.

Na segunda parte, o público presente no Estádio do Dragão assistiu a mais do mesmo. O FC Porto começou a etapa complementar como acabou a primeira, ou seja, com Raul Meireles a rematar forte mas a bola não levou a trajectória devida.

Aos 55 minutos, Rodriguez, já dentro da área, fez um cruzamento para Lisandro que cabeceou para a baliza mas Peiser fez uma excelente defesa e não permitiu que o número 9 dos "dragões" festejasse.

A única vez que a Naval esteve perto de marcar no segundo tempo foi através de um cabeceamento de Marcelinho, após um pontapé de canto cobrado por Dudu, em que o avançado brasileiro ganhou no ar mas cabeceou ao lado da baliza do FC Porto.

Lisandro Lopez bem tentou o golo mas o avançado não esteve em noite inspirada ao nível da finalização. Após um cruzamento de Mariano, Lisandro dominou de peito mas o remate saíu por cima da barra.

Na última jogada de verdadeiro perigo do jogo, o FC Porto "matou" a partida. Lisandro não conseguiu marcar, já Lucho Gonzalez conseguiu fazer o "gosto ao pé" quando apareceu sozinho na cara de Peiser e com classe fez o 2-0 final. Novamente na jogada esteve Mariano Gonzalez que foi o melhor jogador do encontro.

Até ao final do jogo o FC Porto limitou-se a gerir a vantagem construída e com este resultado os "dragões" distanciaram-se do Benfica, que perdeu no Estádio da Luz contra o Vitória de Guimarães, e continuam com os mesmos 4 pontos de distância sobre o Sporting, que venceu o Rio Ave em Alvalade e ocupa, agora, a segunda posição.

Ficha do jogo:

FC Porto:
Helton; Cristian Sapunaru; Rolando; Bruno Alves; Cissokho; Madrid; Lucho Gonzalez; Raul Meireles; Mariano Gonzalez; Lisandro Lopez; Cristian Rodriguez

Suplentes:
Nuno; Rabiola; Milan Stepanov; Ivo Pinto; Tomás Costa; Tarik Sektioui; Farias

Treinador: Jesualdo Ferreira

Naval:
Peiser; Carlitos; Paulão; Diego Ângelo, Daniel Cruz; Bruno Lazaroni; Godemeche; Hauw; Davide; Marcelinho; Marinho

Suplentes:
Jorge Baptista; Gilmar; Dudu; Michel Simplício; João Real; Bolívia; Baradji

Treinador: Ulisses Morais
Árbitro: Cosme Machado

Golos: Mariano Gonzalez; Lucho Gonzalez

Sem comentários: