sábado, 14 de março de 2009

Lipor não esquece Dia do Consumidor

A Lipor editou o guia "Para uma organização mais sustentável" que consiste em 50 dicas de compras ecológicas, com vista a "celebrar" o dia do consumidor, que está marcado para amanhã, com a consciência de que é fundamental poupar os recursos naturais, de forma a evitar que eles se esgotem.

Com o guia, a Lipor pretende recorrer a exemplos simples diários para mostrar como pequenos gestos podem fazer uma enorme diferença no ambiente e na sociedade.

O guia "Para uma organização mais sustentável" aborda temas como a eficiência energética, a água, os recursos hídricos, os resíduos, os recursos materiais, as emissões de gases com efeitos de estufa e várias preocupações sociais.

Segundo um estudo da TNS Worldpanel, estima-se que 54 por cento das famílias de Portugal Continental se preocupam com o ambiente no acto de compra, dando preferência a produtos mais ecológicos, sendo que é na área da Grande Lisboa que residem a maior parte dessas famílias e a classe alta da sociedade a mais empenhada no assunto.

Algumas das dicas que a Lipor sugere no guia:
Evite imprimir para a revisão e correcção de textos. Faça-o directamente no ecrã do computador.

Utilize papel reciclado ou proveniente de florestas de gestão sustentável. Evite a utilização de papel com branquadores à base de cloro.

Utilize equipamentos electrónicos a energia solar (calculadoras, relógios, luzes de emergência) e pilhas recarregáveis.

Quando adquirir ou substituir equipamento informático, exija o fornecimento de equipamentos eficientes e em conformidade com o EU Energy Star.

Privilegie as soluções de iluminação baseadas em lâmpadas fluorescentes, quer as clássicas de tubos, quer as compactas.

Adquira detergentes com baixo teor de fosfato ou sem fósforo.

Na aquisição de brindes ou merchandising (postais de natal) contrate Associações e outras instituições de cariz social.

Sem comentários: