sábado, 4 de abril de 2009

Entrevista a Filipe Santos

O capitão da equipa de hóquei em patins do FC Porto, Filipe Santos, confessa que a equipa está habituada a vencer e não coloca de parte uma possível vitória na Liga Europeia. Sobre a selecção, o número dois dos "azuis e brancos" garante que Portugal tem condições para lutar pelo título mundial.

Como capitão de equipa do FC Porto, o que é que pode prometer aos adeptos nesta fase final da temporada?
Eu, como toda a equipa, podemos prometer muita dedicação e muito trabalho. Estamos numa altura decisiva da época e é importante ter o apoio deles, principalmente nos próximos jogos que vamos fazer em Fânzeres, porque são jogos que podem definir o sucesso ou o insucesso de uma época desportiva.

Há alguma ansiedade na equipa do FC Porto por poder voltar a fazer história, caso conquiste novamente o campeonato nacional?
Não, nós trabalhamos para ganhar não só para conquistar o oitavo título consecutivo mas, também, porque estamos habituados a vencer. Queremos que os jogos decisivos cheguem depressa e queremos estar bem para podermos revalidar o título.


E para a Liga Europeia, o pensamento é o mesmo?
Só o facto de estarmos na “final-eight” da Liga Europeia é muito importante. Nós habituamo-nos constantemente a estar nas fases finais e o facto de o ano passado não estarmos lá, foi um pequeno insucesso que tivemos. Agora, estando lá tudo é possível. São jogos a eliminar, embora saibamos não vai ser fácil porque estão lá as oito melhores equipas da Europa e do Mundo.

O FC Porto não tem, realmente, a tarefa facilitada porque vai defrontar a equipa organizadora, o Bassano, e em caso de vitória jogará com o Réus ou com o Barcelona.
Temos a noção das dificuldades mas para sermos campeões europeus temos de ganhar três jogos contra equipas muito difíceis.

Como português, que expectativas tem em relação à selecção portuguesa para o próximo mundial de Vigo?
Penso que depois do insucesso de há dois anos, no europeu passado as coisas já estiveram dentro do normal para a selecção portuguesa, que é chegar à final, e só não conseguiram mais por outras razões (ndr. o golo anulado a Luís Viana que daria o empate frente à Espanha na final, jogo que Portugal perdeu 1-0). Agora, para Vigo a selecção tem capacidades e probabilidades de chegar à final, que é o mais importante, e depois a final é um jogo que, apesar de ser disputado em Espanha, que tem uma equipa muito forte e habituada a ganhar, há sempre algumas possibilidades.

1 comentário:

Nuno Gonçalo disse...

Grande jogador, o Filepe Santos. Espero que consigam finalmente este ano vencer a Champions. Qauanto ao responsavel dese blog. força vais no bom caminho para ser um excelente jornalista, para mais, já consegues entrevistas a vários desportistas de eleição

Abraço