terça-feira, 31 de março de 2009

Selecção Nacional estagia a pensar na Dinamarca

A selecção nacional A feminina de andebol vai estagiar, entre 4 e 7 de Abril, no Centro de Estágio de Rio Maior, com vista a preparar os jogos do "playoff" de apuramento para o Campeonato do Mundo.

As atletas da selecção vão preparar os jogos com a Dinamarca, que serão disputados no final de Maio e início de Junho e que irão decidir qual das duas selecções vai estar presente no Mundial que será jogado este ano na China.

O João Barros é a equipa que mais jogadores fornece à selecção orientada por Paula Castro e Paulo Veiga.

Lista de convocadas:
Tânia Silva - Atlético Guardes (Espanha)
Bárbara Teixeira - João Barros
Eduarda Pinheiro - João Barros
Filipa Fontes - Santa Joana
Ana Correia - Madeira SAD
Vera Lopes - Gil Eanes
Natalina Melo - Porto Salvo
Mariana Regadas - Santa Joana
Inês Catarino - João Barros
Diana Fernandes - Colégio de Gaia
Vanessa Silva - Atlético Guardes (Espanha)
Ana Seabra - Madeira SAD
Marlene Barata - João Barros
Bebiana Sabino - Madeira SAD
Ana Andrade - Colégio de Gaia
Helena Soares - Colégio de Gaia

Galitos é o vencedor da jornada

A última jornada da Proliga confirmou que o Maia Basket continua em grande plano por, nesta fase da temporada, estar a lutar arduamente por um lugar no "playoff" quando o objectivo primordial é a manutenção e confirmou, também, o mau momento de forma que a equipa do Sampaense atravessa. O maior beneficiado da jornada foi o Galitos que venceu o Angra e beneficiou do resultado da Maia e da vitória do Sangalhos frente ao Queluz.

A vitória do Maia Basket frente ao Sampaense, por 80-70, foi extremamente importante para os maiatos porque, para além de estarem mais perto do objectivo da manutenção, podem lutar, ainda, por um lugar no playoff. Por seu lado, o Sampaense está, claramente, numa fase menos boa da temporada, depois de a ter começado da melhor forma e arrisca-se, se continuar assim, a perder o segundo lugar.

O Queluz não foi capaz de aproveitar a escorregadela do Sampaense para se aproximar do segundo lugar. A formação de Sintra perdeu, por 73-62, frente ao Sangalhos e viu o Galitos a subir, também, ao terceiro posto e a dividi-lo com os sintrenses. Quem ficou mais sossegado foi o Sangalhos que, com este triunfo, garantiu o sexto lugar na classificação geral.

O Galitos continua a surpreender na segunda volta do campeonato e já divide o terceiro posto com o Queluz. Para isso ter acontecido venceu o Angra por 78-70 e beneficiou do desaire do Queluz.

O Esgueira conquistou uma vitória tangencial ao vencer o Basquete de Barcelos por 69-68 e subiu, tal como o Galitos, ao terceiro lugar da classificação. Por seu lado, os barcelenses continuam abaixo dos lugares de acesso ao "playoff" e vão continuar a lutar contra a descida de divisão.

O líder Illiabum continua firme no primeiro posto e desta vez venceu o Eléctrico por 88-83, num jogo sem grande interesse a nível de classificação porque ambas as equipas já estão seguras para disputar o "playoff". No entanto, esta foi a segunda derrota consecutiva para a formação do Eléctrico.

No duelo entre os últimos classificados, o Seixal levou a melhor sobre o Atlético, vencendo por 56-48.

Classificação:
1º Illiabum
2º Sampaense
3º Queluz
4º Galitos
5º Esgueira
6º Sangalhos
7º Eléctrico
8º Angrabasket
9º Maia Basket
10º Seixal
11º Barcelos
12º Atlético

Oitavos de Final sem surpresas

Os oitavos de final da Taça de Portugal em hóquei em patins não registaram nenhum resultado inesperado, sendo que o destaque vai para a vitória do FC Porto, no prolongamento, frente à Juventude de Viana e ao afastamento do Limianos, da segunda divisão, que na ronda anterior tinha eliminado a Oliveirense.

O FC Porto teve de suar para levar de vencida a formação da Juventude de Viana. Os vianenses até chegaram ao intervalo em vantagem mas o FC Porto, a jogar em casa, conseguiu recuperar e no prolongamento eliminou a Juventude, através do golo de ouro.

Quem também não teve vida fácil foi o Benfica. O clube da Luz deslocou-se a Espinho para defrontar a Académica local, que milita na segunda divisão, e venceu apenas por um golo de diferença, 3-2 foi o resultado final.

O HC Braga venceu, em casa, o Porto Santo SAD por 4-3 e também carimbou o passaporte para os quartos-de-final da competição.

Num confronto entre equipas dos dois arquipélagos portugueses, foram os açorianos do Candelária que foram mais felizes ao vencerem os madeirenses do Marítimo por 6-4.

O OC Barcelos deu a alegria aos adeptos, numa época que está a ser difícil para os barcelenses, de se qualificar para a próxima fase da competição, vencendo o Nortecoope por 4-1.

Por seu lado, a Associação Desportiva de Valongo venceu, fora de casa, o Sesimbra por 4-3, ao passo que o Limianos não conseguiu dar seguimento à surpresa causada na ronda anterior e perdeu frente ao Física por 2-0.

Por fim, o HC Marco goleou o Académico da Feira por 6-1, naquele que foi o resultado mais dilatado dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Quartos de Final da Taça de Portugal:

Candelária SC vs FC Porto
HC Marco vs AD Valongo
OC Barcelos vs HC Braga
AE Física vs SL Benfica

Entroncamento recebe Torneio Inter Regiões

Entre os dias 2 e 5 de Abril vai decorrer o Torneio Inter Regiões no Entroncamento de hóquei em patins, no escalão de iniciados.

Na competição vão participar as selecções regionais do Ribatejo, Setúbal, Lisboa, Aveiro, Leiria, Porto, Alentejo, Madeira, Minho, Açores e Coimbra.

Horário dos jogos:

2 de Abril:

19:00 - Ribatejo vs Setúbal
20:00 - Lisboa vs Aveiro
21:00 - Leiria vs Porto

3 de Abril:

10:00 - Alentejo vs Ribatejo
11:00 - Madeira vs Lisboa
12:00 - Minho vs Leiria
18:00 - Açores vs Coimbra
19:00 - Setúbal vs Alentejo
20:00 - Aveiro vs Madeira
21:00 - Porto vs Minho

4 de Abril:

10:00 - 14:00 & 18:00 - 22:00 - Meias Finais

5 de Abril:

10:00 - 12:00 & 15:00 - 17:30 - Finais

segunda-feira, 30 de março de 2009

Tó Neves está para as curvas

O treinador-jogador da Oliveirense, Tó Neves, completou 43 anos de idade e ainda não tem previsão sobre quando irá colocar um ponto final na carreira de hoquista.

Natural de Rio Tinto, Tó Neves é dos jogadores, que ainda estão no activo, mais antigos do hóquei português e tem uma carreira que está ligada, em grande parte, ao FC Porto.

Tudo começou no clube da terra quando tinha sete anos mas, por más notas na escola, acabou por abandonar a modalidade. O regresso só aconteceu já no FC Porto quando ele acompanhava um amigo de Rio Tinto que lá jogava.

As dificuldades que tinha de enfrentar foram sempre a motivação para se tornar num jogador cada vez mais completo que, actualmente, conta com mais de 40 títulos no palmarés e de 1300 golos, embora ainda possa acrescentar mais dois troféus ao currículo este ano, o campeonato e a Taça CERS.

De todos os títulos, Tó Neves destaca a primeira vez que foi campeão europeu de clubes, com apenas 17 anos, e a conquista de um campeonato nacional quando chegou a ter 17 pontos de atraso, o terceiro dos actuais sete consecutivos que o FC Porto conquistou até ao momento.

O final da carreira de um dos jogadores mais emblemáticos do hóquei em patins nacional, que teve inúmeras participações na selecção nacional, só irá acontecer quando deixar de ter gosto de treinar todos os dias e quando achar melhor tanto para ele como para a Oliveirense.

domingo, 29 de março de 2009

CF Fão entra com o pé direito na luta pela permanência

O CF Fão venceu o Vilaverdense por 2-0, no Centro Desportivo local, e entrou, assim, com o pé direito na luta pela manutenção na III Divisão nacional.

Foi uma primeira parte enfadonha aquela a que os espectadores presentes no Centro Desportivo do Clube Futebol de Fão assistiram. Durante 45 minutos apenas se registou uma jogada de perigo e o culpado por esse registo foi Pedró. O médio do Fão cobrou um livre à entrada da área e ainda fez o público da casa gritar golo mas a bola saíu bem perto da barra da baliza defendida por Helder.

O intervalo fez bem às duas equipas que regressaram das cabines com vontade de proporcionar um espectáculo mais agradável. E conseguiram. A bola andava sempre perto das duas áreas até que o Fão chegou ao golo por intermédio de Pedró. Excelente jogada que começou em Everton que segurou a bola, passou para trás para Major e o capitão do Fão, com um passe magistral, entregou-a para Rodrigo que, com um excelente cruzamento rasteiro desde o lado direito do ataque, entregou o esférico a Pedró, que só teve de empurrar para o fundo da baliza do Vilaverdense, já com Helder batido.

A partir daí, os jogadores da formação de Vila Verde correram atrás do prejuízo e o Fão, em contra-ataque, sentenciou a partida. Rodrigo desmarcou-se no lado direito do ataque, após um passe a "rasgar" de Pedró, e o número 7 fangueiro não teve dificuldade em, somente perante Helder, bater o guardião forasteiro.

Até ao final o Vilaverdense ainda viu um jogador seu ser expulso, Mingos, por falta cometida sobre o marcador do segundo golo do Fão, que se preparava para se isolar novamente.

Com este resultado, o CF Fão continua a ocupar o primeiro posto da série A2, agora com 22 pontos, enquanto que o Vilaverdense está na terceira posição, embora as duas equipas tenham mais um jogo realizado que as restantes duas, Amares e Mãe D'Água.

Na próxima jornada, os líderes vão deslocar-se a Bragança para defrontar o Mãe D'Água ao passo que o Vilaverdense irá receber o Amares.

Classificação da série A2:

1º CF Fão - 22 pts (mais um jogo)
2º Amares - 15 pts
3º Vilaverdense - 13 pts (mais um jogo)
4º Mãe D'Agua - 7 pts

CF Fão 2 vs 0 Vilaverdense (Reportagem)

No final da partida tanto o jogador do Fão, Everton, como o treinador do Vilaverdense, José Lobo, estavam de acordo quanto ao resultado.

Para o avançado fangueiro, "o resultado foi justo e a equipa mostrou que tem muito valor e que merecia ficar nos seis primeiros lugares".

José Lobo também elogiou a qualidade da formação comandada agora por David Sousa, considerando que "a equipa do Fão deveria estar a lutar pela subida" mas fez questão de frisar que alguns jogadores do Vilaverdense "estão chateados porque lhes parece que o lance do primeiro golo foi irregular".

CF Fão vs Vilaverdense ao minuto

Boa tarde! CF Fão e Vilaverdense vão dar o pontapé de saída a partir das 16h00, hora marcada para a partida que se vai disputar no Centro Desportivo do CF Fão. Acompanhe todas as incidências no Tentativa de Jornalismo.

Em Fão está uma tarde ventosa e algo fria, o que pode fazer com que venha pouco público ao estádio.

Esta é a terceira vez que as equipas se defrontam nesta temporada. Na fase regular, em Vila Verde, na primeira volta, registou-se um empate a zero golos, equanto que há duas semanas atrás, neste mesmo palco, o CF Fão venceu por 3-2.

Este jogo foi antecipado devido ao facto da selecção regional de Braga ir participar na Taça Europeia das Regiões, que se vai realizar em França. Em campo vão estar presentes três convocados da selecção, Zé Pedro e Abílio do Fão, e Gel do Vilaverdense.

Um dos grandes pontos de interesse é ver como a equipa irá reagir em campo à demissão de Berto Silva e às declarações de João André, que considerou um erro apostar na equipa do ano passado para disputar a III Divisão.

Já há equipas oficiais:

CF Fão:

Rui Manuel; Nuno Ribeiro; Gualter; Zé Pedro; Filipe Edgar; Zé Rego; Major; Pedró; Rodrigo; Everton; Abílio;

Suplentes:

Pinho; César; Marco Postiga; Luís Barbosa

Vilaverdense:

Helder; Domingos; Gel; Russo; Talaia; Agostinho; Orlando; Duarte; Batista; Barroso; Giane

Suplentes:

Hedgar; Riky; Bruno; Martinho; Pintas; Thiago; Alfredo

Começou a partida. A bola pertence ao Fão.

5 - O jogo está equilibrado nestes primeiros 5 minutos e ainda não se registarm jogadas perigo.

10 - O Fão começa a pressionar mas ainda sem grande perigo para a baliza do Vilaverdense.

15 - O Vilaverdense não tem chegado à área do Fão enquanto que os fangueiros têm apostado nos jogos pelas alas, mas sem causar perigo.

20 - O Fão continua com sinal mais dentro das quatro linhas, sendo que Everton e Pedró têm sido os jogadores mais influentes da equipa.

25 - As duas equipas continuam a equilibrar-se tacticamente enquanto que o vento continua a fazer-se sentir no Centro Desportivo de Fão.

30 - Nestes últimos 5 minutos, o jogo continua sem grande história.

33 - Livre cobrado por Pedró a pouquíssimos centímetros da área do Vilaverdense, com a bola a saír muito perto da barra da baliza de Helder, e que levou os adeptos a gritar golo nas bancadas do Centro Desportivo.

35 - O Fão continua com mais posse de bola mas só de bola parada conseguiu criar perigo. O Vilaverdense continua sem chegar à área de Rui Manuel.

40 - O jogo não ata nem desata e continua enfadonho para os espectadores que se dirigiram ao estádio do CF Fão.

43 - Substituição no Fão. Sai Zé Rego, lesionado e entra César.

Intervalo no Centro Desportivo do CF Fão. Os adeptos assistiram a uma primeira parte sem grande história, em que o único lance de perigo foi causado por Pedró na marcação de um livre.

Começa o segundo tempo. A bola pertence ao Vilaverdense.

50 - Primeiros cinco minutos sem história. O Fão volta a entrar mais pressionante mas sem causar perigo.

53 - Oportunidade para o Vilaverdense. Através de um pontapé de canto, dois jogadores da equipa de Vila Verde atrapalham-se e nenhum deles conseguiu fazer a emenda para a baliza de Rui Manuel.

55 - GOOOLLLOOO do FÃO. Pedró empurrou a bola para o fundo da baliza de Helder após um cruzamento de Rodrigo, numa jogada que envolveu, ainda, Everton e Major.

58 - Grande oportunidade para o Vilaverdense empatar. Novamente num canto, Gel cabeceou com perigo mas Rui Manuel correspondeu com uma grande defesa.

60 - O jogo está mais animado e a bola está sempre perto de qualquer uma das áreas.

65 - Subtsituição no Vilaverdense. Sai Agostinho e entra Bruno.

70 - O Vilaverdense quase chega ao empate. Cruzamento para a área, o vento muda a trajectória da bola e Rui Manuel sai da baliza para tentar apanhar a bola, que é ganha pelo avançado da equipa de Vila Verde, que cruza mas aparece Gualter a cortar o lance para fora.

71 - Substituição no Fão. Sai Abílio e entra Marco Postiga.

72 - Perdida incrível de Pedró. O jogador do Fão teve tudo para fazer o golo, tentou o "chapéu" sobre Helder mas, para além da má direcção, o vento ainda desviou mais a trajectória do esférico.

73 - Substituição no Vilaverdense. Sai Orlando, lesionado, e entra Thiago.

76 - Grande oportunidade para o Fão. Remate de Rodrigo para defesa incompleta de Helder e a bola foi rolando devagar para a baliza do Vilaverdense mas o guarda-redes, em cima da linha, evitou que ela entrasse.

80 - O Vilaverdense tenta responder à superioridade do Fão. Cruzamento de Thiago e Rui Manuel consegue agarrar a bola antes da emenda de Barroso.

83 - Substituição no Vilaverdense. Sai Gel e entra Alfredo.

85 - O Vilaverdense está a apostar no tudo por tudo e o Fão tem os 11 jogadores dentro do seu meio-campo.

87 - GOOOLLLOOO DO FÃO. Rodrigo aparece na cara de Helder e pica a bola por cima do guarda-redes e sentencia, de certeza, a partida.

88 - Expulsão no Vilaverdense. Mingos faz falta sobre Rodrigo que se isolava novamente perante Helder.

90 - Substituição no Fão. Sai Rodrigo e entra Luís Barbosa.

O árbitro dá mais 5 minutos.

Termina a partida. O Fão conquista a vitória e dá um passo muito importante na luta pela manutenção na III Divisão nacional.

Crónica do mês de Abril no Conversa do Café

O blog "Conversa do Café" é um sítio na internet que tem como função fazer as pessoas que, de certa forma, estão ligadas a Fão a debaterem sobre diversos assuntos relacionados com a vila.

O número de comentários a cada assunto colocado no blog é elevado e isso mostra o interesse das pessoas para com Fão mas também para com o blog que, na minha opinião, tem muita qualidade, desde o aspecto gráfico até à proximidade que os temas têm para com os leitores.

Todos os meses, um fangueiro escreve uma crónica sobre a vila e o mês de Abril coube-me a mim. Portanto, convido todos os leitores do Tentativa de Jornalismo a lerem a crónica que escrevi e a visitarem o blog "Conversa do Café".

Aka conquista três medalhas no Torneio de Valbom

A Aka-Associação de Karaté de Apúlia participou com seis atletas no "II Torneio de Karaté Cidade de Valbom" e conquistou três lugares no pódio, sendo que dois deles corresponderam ao primeiro lugar.

Joninhas Vilar foi o atleta apuliense que mais se destacou, ao sagrar-se como único bicampeão do torneio, visto que já tinha obtido o primeiro lugar o ano passado no escalão pré-infantil.

Atletas medalhados da Aka:

Daniela Torre - primeiro lugar no escalão pré-infantil feminino;

Joninhas Vilar - primeiro lugar no escalão infantil masculino;

Flávio Lourenço - terceiro lugar no escalão cadete masculino

Lipor inaugura negócio inserido no programa "Criar"

O "Baila Pasión" é o mais recente negócio inaugurado pela Lipor e desenvolvido no âmbito do Programa Criar.

Situada na Póvoa de Varzim, a escola de dança pertence a António Carvalho que viu nesta iniciativa da Lipor, a rampa de lançamento para o concretizar do seu próprio negócio.

O Programa Criar tem o objectivo de ajudar as pessoas a criarem o seu próprio negócio, apoiando o financiamento, o nascimento e, essencialmente, a consolidação das microempresas. Qualquer cidadão, no mínimo com 18 anos, pode concorrer ao programa, desde que não tenha acesso ao crédito bancário normal, tenha um perfil empreendedor e uma ideia de negócio e, por fim, que não tenha incidentes bancários.

Reportagem:

sábado, 28 de março de 2009

Campeonato Nacional continua a registar bons resultados

Os atletas participantes no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores, que está a decorrer no Estádio Universitário, continuam em bom plano, garantindo novos recordes e mínimos para as provas internacionais. Desta vez, foi obtido mais um recorde nacional absoluto, um mínimo para o Mundial, um recorde sénior, três recordes do escalão júnior e dois mínimos para o Europeu de juniores.

Ao fazer a marca de 26:00, Patrícia Conceição, do Clube de Natação da Amadora, melhorou o próprio recorde nacional sénior e absoluto dos 50 metros livres, retirando 29 centésimos ao tempo que estabeleceu o ano passado no Jamor.

O atleta olímpico, Diogo Carvalho, alcançou mais um mínimo para o Campeonato do Mundo, que será disputado em Roma, depois de ontem ter atingido a qualificação nos 50 metros mariposa. Nos 200 metros, o nadador alcançou o tempo de 1:58:07.

A equipa feminina do FC Porto estabeleceu um novo recorde nacional sénior nos 4x50m estilos, com o registo de 1:59:80. Desta forma melhoraram a marca de 2:01:53 que pertencia à Amadora desde 2007.

As atletas do Vilacondense melhoraram a marca da equipa em quase três segundos, conseguindo o tempo de 2:03:69 em detrimento de 2:06:03.

O nadador do Sporting, Alexis Santos, fixou um novo máximo nacional júnior nos 50 metros costas ao alcançar o tempo de 27:12. O anterior recorde pertencia a Frederico Lima e estava fixado em 27:42. Para além disso, Alexis Santos conseguiu o apuramento para o Europeu de juniores, que se vai realizar em Praga, nos 100 metros costas, com o tempo de 58:19.

Quem também conseguiu um lugar no Europeu de juniores foi Diana Rocha, do Viana Natação, nos 400 estilos, com o resultado de 5:06:32.

Relato Online do CF Fão vs Vilaverdense

Depois de não ter conseguido ficar nos seis primeiros classificados, o CF Fão inicia amanhã a luta pela manutenção.

O jogo entre o Fão e o Vilaverdense, que estava marcado para o dia 4 de Abril, foi antecipado devido à inclusão de Zé Pedro e Abílio, da equipa fangueira, e de Gel, da formação de Vila Verde, na selecção regional que vai disputar a Taça da Europa das Regiões, em França.

A semana do CF Fão foi algo mexida, devido às demissões do treinador e do vice-presidente, Berto Silva e Edgar Silva, respectivamente. No entanto, agora, a equipa está, até ao final da época, ao cuidado de Tiago Losa e David Sousa.

O "Tentativa de Jornalismo" vai acompanhar o jogo e proporcionar aos seus leitores a oportunidade de conhecer todas as incidências da partida.
Portanto, amanhã a partir das 16h00, ligue-se ao Tentativa de Jornalismo e siga o jogo, também através da Esposende Rádio, em 93.2 FM ou em http://www.esposenderadio.pt/ .

Torres Novas homenageia José Farinha

Os veteranos de hóquei em patins de Torres Novas vão realizar, no dia 4 de Abril no Palácio dos Desportos local, um jogo de homenagem a José Trincão Farinha.

A homenagem pretende salientar "o empenho e dedicação do José Farinha em prol do desporto e em particular do hóquei em patins em Torres Novas", referiu fonte da organização.

A tarde do dia 4 de Abril será composta por um depositar de uma coroa de flores no Cemitério de Torres Novas em memória de José Farinha, um jogo de futsal da Casa do Benfica, uma actuação de patinagem artísitica das atletas do Clube Desportivo de Torres Novas, um jogo de escolinhas de hóquei em patins e o jogo de veteranos entre o Hóquei em Patins de Torres Novas contra uma equipa composta por ex-internacionais portugueses.

Carvalhos organiza "Torneio Coelhinho da Páscoa"

O CH Carvalhos vai organizar a primeira edição do "Torneio Coelhinho da Páscoa" nos dias 10 e 11 de Abril.

O objectivo é promover o convívio entre os atletas das equipas participantes nos vários escalões, infantis, iniciados e sub-18 feminino, aproximar os pais ao clube e à modalidade e incentivar os jovens a praticarem hóquei em patins.

O formato do torneio será em regime de todos contra todos, em que cada jogo terá a duração de 20 minutos corridos, e no final não haverá uma classificação final, sendo que os prémios são a entrega de um diploma de participação a cada atleta e um troféu a cada equipa.

Equipas participantes:

Infantis: CH Carvalhos - CSP Alfena - FC Porto - HC Paço de Rei

Iniciados: CH Carvalhos - Académico FC - FC Porto - HC Paço de Rei

Sub-18 feminino: CH Carvalhos - ACDCP Vila Boa do Bispo - AF Arazede - Pessegueiro Vouga

APDG Penafiel sobe ao segundo lugar

A APDG Penafiel, vencedora da série A, foi a Coimbra derrotar a Académica local, primeira classificada da série B, por 3-0 e ganhou novo fôlego na luta pelo título de campeã nacional da III Divisão.

Ao intervalo o resultado era de 1-0 e no segundo tempo os jogadores de Penafiel confirmaram a sua superioridade ao marcar mais dois golos sem resposta.

A vitória, que foi alcançada através dos golos marcados por Hugo Veiga, João Coelho e Pedro Leal, permitiram à APDG Penafiel subir ao segundo lugar da classificação.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Portimão acolhe Festa do Basquetebol Juvenil

A cidade de Portimão vai acolher, de 1 a 5 de Abril, a terceira Festa do Basquetebol Juvenil, que vai contar com a presença de 72 selecções regionais e um total de 1400 participantes, entre atletas, juízes e dirigentes.

Entre várias competições para os jovens sub-14 e sub-16, tanto do sexo masculino como feminino, o programa consta com acções de formação para treinadores e juízes, iniciativas de solidariedade social e de promoção da modalidade.

Os basquetebolistas envolvidos vão, para além das actividades desportivas, conhecer melhor o carácter social de Portimão e para isso irão visitar o Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco


A cerimónia de abertura está marcada para o dia 2 de Abril, no Portimão Arena, e vai contar com a presença do Secretário de Estado da Juventude do Desporto, Lauentino Dias.

Campeonato Nacional quebra recordes e atinge mínimos para competições internacionais

A primeira sessão do Campeonato Nacional de juniores e seniores, que está a decorrer na piscina do Estádio Universitário de Lisboa, registou dois recordes nacionais absolutos, dois recordes nacionais juniores, dois mínimos para o Campeonato do Mundo e dois mínimos para o Europeu de juniores.

Simão Morgado fez a marca 24:03 e retirou dois centésimos de segundo ao seu próprio recorde nacional sénior e absoluto dos 50 metros mariposa, que tinha sido alcançado em 2006, no Europeu de Budapeste. O tempo alcançado por Simão Morgado corresponde a mínimo para o Mundial de Roma deste ano. Tal como Morgado, Diogo Carvalho, que ficou em segundo lugar na prova, alcançou o mínimo para o Mundial, como tempo de 24:17.

Os outros recordes nacionais foram conquistados na prova de 4x50 livres. A equipa feminina do FC Porto melhorou o recorde sénior e absoluto, que já era seu, com o registo de 1:46:99, sendo que o anterior era 1:48:92.

Para além disso, o FC Porto deu nas vistas por estabelecer a melhor marca de Portugal em juniores masculinos, 1:36:69. O registo anterior, que também pertencia aos "dragões", era de 1:38:30.

A equipa de estafeta júnior do Sporting alcançou o novo máximo do escalão ao fazer o tempo de 1.49.70, recorde que pertencia ao Vilacondense desde 2007.

Os dois mínimos para o Europeu de juniores, que se realizará em Praga, foram obtidos na prova de 800 livres femininos por Joana Santos, do Vitória de Guimarães, com o tempo de 9:07:03 e por Maria Miguel Veloso, do Náutico/Matobra, com 9:11:06.

FPV define equipas técnicas nacionais

A Federação Portuguesa de Voleibol já decidiu os corpos técnicos das várias selecções para as próximas temporadas, sendo que Juan Diaz será o coordenador técnico nacional.

Juan Diaz, que levou Portugal ao oitavo lugar no Mundial 2002, será o técnico da equipa principal e tem como objectivo levar a selecção portuguesa aos Jogos Olímpicos 2012, em Londres. Para o ajudar, o técnico cubano vai ter como adjuntos Carlos Prata e Hugo Silva.
Mas antes dos Jogos Olímpicos, Portugal tem o objectivo de se qualificar para o Mundial 2010, em Itália. Para isso, a selecção lusa está inserida na poule G, juntamente com a Grécia, a Eslovénia, a Dinamarca e a Roménia.

Após a fase de qualificação, Portugal vai disputar a Liga Europeia e jogará frente à Eslováquia, campeã em 2008, a Áustria e a Bielorrússia.

A selecção feminina também será orientada por Juan Diaz, juntamente com António Guerra, e Igmar Montalvo será o adjunto.

Por sua vez, os juniores masculinos serão orientados por Jose Rojas. O treinador cubano, em conjunto com Noé Vieira, vai orientar, também, os cadetes masculinos, embora estes não tenham competições oficiais esta temporada.

As selecções femininas de cadetes e juniores vão ter como treinadores Filipe Lacerda e Igmar Montalvo. As juniores vão disputar a segunda fase de apuramento para o Campeonato do Mundo 2009, onde vão defrontar a Polónia, a França e as Roménias.

Liga Feminina de basquetebol entra na fase final

Este fim-de-semana vai ter início o "play-off" da Liga Feminina de basquetebol. Os oito primeiros classificados da fase regular vão disputar jogos à melhor de três, sendo que as equipas que conquistarem dois triunfos passarão às meias-finais.

A formação do Olivais, campeã nacional, vai jogar ao terreno do Basquete de Barcelos que já cumpriu o objectivo desta temporada. No ano de estreia, o Basquete de Barcelos atingiu a fase final e, a partir de agora, tudo é possível. No entanto, o Olivais é a equipa favorita para vencer a eliminatória.

Por seu lado, o CD Póvoa vai receber o CAB Madeira e terá a difícil tarefa de ganhar vantagem na eliminatória frente ao segundo classificado da fase regular. Sabendo que o CAB Madeira venceu o Olivais por duas vezes esta temporada, as jogadoras do CD Póvoa tentarão apostar numa táctica surpresa e surpreender as madeirenses.

No Barreiro vão-se defrontar o ESSA e o Vagos. A equipa visitante é considerada favorita, devido à juventude da formação do ESSA e ao facto do Vagos contar com Clarissa Santos, considerada a MVP nos dois jogos que participou a semana passada na "final-four" da Taça de Portugal.

Por fim, o Algés vai defrontar o Boa Viagem, em Angra, naquela que deverá ser a eliminatória mais equilibrada, devido ao facto das duas equipas terem terminado a fase regular em quarto e quinto lugar, respectivamente. Embora as açorianas tenham um cinco inicial forte, o Algés conta com Amanda Jackson, que foi a melhor marcadora da fase regular.

Calendário de jogos:

ESSA (6º) vs (3º) Vagos
Basquete Barcelos (8º) vs (1º) Olivais
Boa Viagem (5º) vs (4º) Algés
CD Póvoa (7º) vs (2º) CAB Madeira

Juniores A preparam fase de qualificação para o Mundial

A selecção nacional de juniores A, em andebol, vai estagiar em Guimarães de 31 de Março a 2 de Abril.

O estágio na cidade vimaranense antecede a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de sub-21 masculino, que vai ser jogada na Guarda, de 10 a 12 de Abril. Portugal está inserido no grupo 2, juntamente com a Turquia, Bélgica e Geórgia.

Para o mundial, apenas o primeiro classificado de cada grupo de qualificação irá carimbar o passaporte para a fase final, que vai decorrer em Agosto no Egipto.

O ABC de Braga é o clube que mais jogadores fornece à selecção, cinco, para a fase de qualificação.

Por seu lado, a selecção de juniores B, que vai estagiar em Pinhel, já tem agendado três jogos de carácter amigável contra a Tunísia.

O Belenenses, com sete atletas, é a equipa que mais jogadores fornece à selecção juniores B.

Lista de convocados dos juniores A:

Bruno Dias - ABC Braga
José Lopes - Sporting
Ruben Pacheco - Belenenses
Tiago Pereira - ABC Braga
Pavel Tsiunchyk - Benfica
Wilson Davies - FC Porto
Fábio Magalhães - ABC Braga
José Rolo - ABC Braga
Pedro Maia - São Bernardo
Bélone Moreira - Belenenses
Pedro Portela - Sporting
Fábio Antunes - ABC Braga
João Pais - Benfica
João Antunes - Benfica
Ricardo Pesqueira - Águas Santas
João Gonçalves - FAP

Lista de convocados dos juniores B:

André Vilhena - Belenenses
Henrique Carlota - Belenenses
Rui Silva - DFH
Pedro Marques - São Bernardo
Ricardo Barrão - Belenenses
Nuno Silva - DFH
Hugo Rosário - ABC Braga
Pedro Pinheiro - Belenenses
Gilberto Duarte - FC Porto
Alexandre Pereira - Belenenses
João Ferraz - DFH
Nuno Rebelo - ABC Braga
António Areia - Belenenses
Miguel Sarmento - ABC Braga
Carlos Siqueira - Belenenses
Marino Machado - DFH

José Lopes lança livro "Luís Santos - A vida num jogo"

O jornalista da RTP, José Lopes, vai lançar o livro "Luís Santos - A vida num jogo". O lançamento irá ocorrer no dia 17 de Abril, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

A apresentação da obra ficará a cabo do antigo jogador internacional de andebol, Miguel Fernandes, e, para além do lançamento do dia 17, o livro será apresentado, também, no Porto, dia 18 no Auditório do IDP, e em Santarém, no dia a seguir com o local a ser a Casa do Brasil.

Porém, a apresentação à comunicação social irá ocorrer no dia 14 de Abril na sede do Comité Olímpico de Portugal.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Equipa feminina do SC Tomar está de volta

A equipa feminina de hóquei em patins do Sporting Clube de Tomar renasceu e já está a disputar o Campeonato Regional de Lisboa.

A equipa tinha sido extinguida há dois anos mas voltou agora, embora ainda esteja à procura de alguns apoios. O plantel conta com muitas caras novas e na primeira jornada do Campeonato Regional de Lisboa, as tomarenses perderam por 20-1 frente ao CAD Ext. S. Filipe de Estremoz.

Os nomes da equipa feminina do SC Tomar:

Alexandra
Ana Mesquita
Ana Rapoula
Carla
Catarina
Clara
Joana André
Joana Neto
Madalena
Maria João
Mariana
Rosana
Sandra
Sónia
Telma
Carlota Neves
Ana Francisca
Ana Raquel
Ana Rita
Bárbara

Equipa técnica:

Bruno Pereira
Manuel Vitorino
Cristina Mesquita

quarta-feira, 25 de março de 2009

Portugal participa na Taça Latina no Algarve

As selecções portuguesas de juniores C femininos e juniores D masculinos vão participar na Taça Latina que se vai realizar em Lagoa, no Algarve, nos dias 7, 8 e 9 de Abril.

Juntamente com Portugal, a Taça Latina vai contar com a presença de Espanha, Itália e França, tanto na competição feminina como masculina.

A selecção masculina vai iniciar o estágio, tendo em vista a preparação da Taça Latina, no dia 1 de Abril, em Portimão. Por seu lado, a selecção feminina começa a estagiar no mesmo dia mas na cidade de Portimão.

Convocatória da selecção masculina:
José Brandão - Águas Santas
Pedro Carvalho - DFH
José Pinto - DFH
Nuno Carvalhais - FC Porto
João Macedo - DFH
João Ligeiro - Benavente
Emanuel Coelho - SC Espinho
Edmilson Araújo - Sporting
Fábio Ribeiro - Tarouca
Belmiro Alves - FC Porto
Carlos Martins - Moimenta Beira
Renato Gonçalves - Avanca
Ricardo Ramos - SC Espinho
Davide Carvalho - Belenenses
Rafael Mira - Amadora
João Pinto - Moimenta Beira

Convocatória da selecção feminina:
Catarina Oliveira - B.Perestrelo
Isabel Góis - Camacha
Catarina Teixeira - Maiastars
Bianca Duarte - Alcanena
Neuza Valente - Alcanena
Mónica Soares - Valongo Vouga
Ana Gante - Juventude Lis
Helena Magalhães - Leça
Bárbara Barbosa - Académica Espinho
Inês Baptista - LAAC
Sofia Mota - Leça
Ana Mendes - Maiastars
Vanessa Oliveira - Alcanena
Sara Sousa - B.Perestrelo
Sara Gonçalves - Juventude Lis
Adriana Silva - Alcanena

Selecções de cadetes preparam equipas para o biénio 2009/2011

A selecção nacional de voleibol vai realizar um estágio em Vila D'este, Vila Nova de Gaia, no escalão de cadetes femininos. Por seu lado, a selecção de cadetes masculinos vai estagiar em Resende.

O estágio da selecção feminina, que será orientado por Fernando Luís e Filipe Lacerda, irá decorrer entre 30 de Março a 1 de Abril, com os treinos a realizarem-se no Pavilhão da Escola Secundária dos Carvalhos. O estágio da selecção nacional masculina, que vai ser dirigido por José Rojas, vai-se realizar nos mesmos dias e os treinos serão no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade. Porém, este será apenas o primeiro de vários estágios que se vão realizar no mês de Abril na selecção masculina.

O objectivo dos estágios é aproveitar a pausa escolar para observar alguns atletas que possam vir a integrar as respectivas selecções no biénio 2009/2011.

Na selecção feminina, o Leixões é a equipa que mais atletas fornece à selecção, seis jogadoras. Na masculina, o Leixões volta a estar em destque com três atletas mas é acompanhado do CDRJ Anreade e do Frei Gil.

Lista de convocadas da selecção feminina:

Ana Monteiro - Arcozelo
Euarda Duarte - Leixões
Mariana Filipe - Braga
Mafalda Silva - Leixões
Joana Polido - Sesimbra
Joana Silva - Leixões
Marta Hurst - CA Trofa
Joana Neto - Leixões
Mariana Falcão - Braga
Filipa Diaz - Leixões
Ana Rita Brandão - SC Espinho
Carina Moura - Atlético
Elsa Moreira - Atlético
Patrícia Neves - Calvão
Mariana Meireles - Leixões

Em observação:
Alice Vicente - Lusófona
Neusa Neto - Lusófona
Rita Quintas - Lusófona
Rute Melo - Lusófona
Maria Santos - Lusófona

Convocados da selecção masculina:
Cristiano Gonçalves - CDRJ Anreade
Hugo Oliveira - CDRJ Anreade
Nuno Silva - CDRJ Anreade
Carlos Bornes - Frei Gil
Daniel Canas - Frei Gil
Danilo Amante - Frei Gil
Hugo Fernandes - GC Santo Tirso
Hugo Sousa - Clube K
Jaime Azevedo - GC Santo Tirso
João Oliveira - Vitória SC
João Lemos - Famalicense
José Gomes - Vilacondense
Lucas Goulart - Ribeirense
Pedro Ribeiro - Vilacondense
Ricardo Santo - Calheta
Diogo Boto - Leixões
Lucas Hurst - Leixões
Hugo Machado - Leixões

A música nasce dentro de nós

O vídeo mostra que qualquer objecto, num simples instante, se pode transformar num instrumento musical e transmitir para o exterior a música que existe em cada um de nós.

Aliás, melhor que isso é quando a música que está dentro de mim difere da música das pessoas que estão ao meu lado mas, no fim, com todas as diferenças existente, o resultado é uma música capaz de contagiar qualquer ser-humano.


Federação de andebol assina parcerias com autarquias de Moimenta da Beira e de Resende

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira para a realização do jogo entre Portugal e o Luxemburgo, a contar para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa.

O jogo vai-se realizar no dia 13 de Junho e será decisivo para as contas portuguesas no apuramento para o Euro 2010, a realizar na Áustria.

Para além de Moimenta da Beira, a FAP também realizou uma parceria com a Câmara Municipal de Resende tendo em vista a segunda fase do Next<21.

O Next<21 é o nome dado ao campeonato nacional da I divisão de juniores masculinos e a segunda fase vai-se realizar em Resende entre os dias 22 e 24 de Maio.

Portugal no grupo da Croácia e da Suécia

A selecção nacional junior A feminino, em andebol, vai defrontar as selecções da Croácia e da Suécia na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de sub-19.

Os jogos de qualificação vão-se disputar na Suécia, na localidade de Linkoping, de 10 a 12 de Abril e apenas os primeiros classificados de cada grupo garantem presença na fase final do Europeu.

As atletas portuguesas começam entram em estágio no dia 1 de Abril, em Almada, e no dia 9 a comitiva partirá para a Suécia para disputar a qualificação para o Europeu que vai decorrer entre 14 e 23 de Agosto, na Hungria.

Calendario dos jogos do grupo de Portugal:

10 de Abril - Portugal vs Croácia
11 de Abril - Croácia vs Suécia
12 de Abril - Suécia vs Portugal

Lista de convocadas:

Daniela Pereira - Colégio de Gaia
Andreia Pestana - CS Madeira
Cristiana Coelho - Colégio de Gaia
Karine Lopes - João Barros
Teresa Santos - Juventude do Mar
Cláudia Correia - Porto Salvo
Rita Alves - Maiastars
Maria Suaré - P.Manuel
Maria Pereira - João Barros
Solange Moreno - Assomada
Soraia Lopes - Gil Eanes
Ana Filipa Silva - Maiastars
Catarina Ascenção - Colégio Infante
Helena Côrro - Juventude Lis
Renata Pereira - Maiastars
Ana Isabel Pereira - Maiastars

Um olhar para as subculturas

A FNAC do Norteshopping irá inaugurar amanhã, pelas 19h30, a exposição "Olhar e as subculturas".

O objectivo da exposição é mostrar, através da fotografia, o conceito de subcultura. Sendo assim, vão estar expostos diferentes pontos de vista sobre o tema por parte de fotógrafos portugueses e brasileiros.

A exposição, que resulta do envolvimento entre a FNAC Portugal e Brasil juntamente com o site Olhares.com, vai contar com a presença de alguns fotógrafos e com Rui Marques, representante do site envolvido no projecto.

Perosinho promove treinos de captação

A equipa de hóquei em patins do CF Perosinho vai promover treinos de captação para todos os escalões de formação tendo em vista a época 2009-2010.

Nos dias 30 e 31 de Março, às 15 horas, ou aos sábados de manhã, às 11 horas, os treinos serão dirigidos aos atletas que poderão fazer parte dos escalões de bambis, benjamins, escolares e infantis. Por outro lado, nos dias 1,2 e 25 de Abril os treinos destinam-se aos iniciados, juvenis e juniores.

As pré-inscrições podem ser efectuadas através do e-mail do clube, cfperosinho_hpatins@sapo.pt, do número 96 304 90 43, ou, então, os interessados deverão dirigir-se aos sábados ao Pavilhão António Livramento, uma hora antes dos treinos.

terça-feira, 24 de março de 2009

FC Porto defronta Bassano na Euroliga

O FC Porto vai defrontar os italianos do Bassano nos quartos-de-final da Euroliga de hóquei em patins.

A única equipa portuguesa presente em prova vai ter um jogo difícil perante um adversário que joga em casa, mas em caso de vitória os campeões portugueses vão defrontar uma equipa espanhola nas meias-finais, o Réus ou o Barcelona.

Espanha é o país que mais equipas tem representado, cinco, seguida da Itália, com duas, e de Portugal, sendo o FC Porto o único representante.

A "final eight" da Euroliga, que será disputada em Bassano, tem início marcado para o dia 30 de Abril e a final irá realizar-se a 3 de Maio.

Calendário da "final eight":

30 de Abril
Noia vs Liceo da Corunha - Quartos de final
Reus vs Barcelona - Quartos de final

1 de Maio
Vic vs Follonica - Quartos de final
FC Porto vs Bassano - Quartos de final

2 de Maio
Vencedor do Noia - Liceo da Corunha vs Vencedor do Vic - Follonica
Vencedor do Reus - Barcelona vs Vencedor do FC Porto - Bassano

3 de Maio
Final

Portugal defronta Roménia, Ucrânia e Suíça pela conquista de um lugar no Euro 2010

A selecção portuguesa de andebol feminino foi sorteada para o grupo 1 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2010, que se vai realizar na Noruega e Dinamarca, juntamente com Roménia, Ucrânia e Suiça.

A fase de qualificação é composta por sete grupos, embora haja um torneio de pré-qualificação em que se vão defrontar a Grã Bretanha e a Finlândia e quem vencer irá participar, também, nesta fase prévia ao Europeu.

Os dois primeiros classificados de cada grupo, carimbam o passaporte para o Euro 2010, onde já estão presentes a Noruega e a Dinamarca devido à condição de países organizadores.

Resultado do Sorteio:

Grupo 1:
Roménia; Portugal; Ucrânia; Suíça

Grupo 2:
Hungria; Suécia; República Checa; Azerbaijão

Grupo 3:
França; Áustria; Islândia; Vencedor do Grã-Bretanha vs Finlândia

Grupo 4:
Alemanha; Bielorússia; Eslovénia; Itália

Grupo 5:
Espanha; Sérvia; Turquia; Grécia

Grupo 6:
Rússia; Polónia; Eslováquia; Montenegro

Grupo 7:
Croácia; Macedónia; Holanda; Lituânia

Klepht presentes em mega-concerto na Aula Magna

O grupo musical Klepht vai actuar na Aula Magna no próximo dia 4 de Abril, local que, para além desta, vai receber outras bandas portuguesas num mega-concerto.

Na Aula Magna vão ser montados dois palcos, um destinado a bandas portuguesas já consagradas no mundo da música e outro para novos talentos que pretendem mostrar aquilo que vale, quem sabe à procura da consagração.

Para além dos Klepht, a Aula Magna irá contar, também, com a presença dos Fingertips, Doismileoito, Cool Hipnoise, X-Wife e Buraka Som Sistema.

Sesimbra, Serpa e Porto são os concertos que seguem

Após actuarem na Aula Magna, os Klepht vão estar presentes em Sesimbra no dia 11 de Abril. O grupo vai participar, assim, na semana da juventude na Quinta do Conde.

No dia seguinte irão viajar até ao Alentejo para darem um concerto em Serpa.

Já em Maio, dia 7, a banda portuguesa vai marcar presença na Queima das Fitas do Porto, naquele que será o primeiro grande concerto do grupo na cidade invicta.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Lipor lança produto para incentivar agricultura biológica

A Lipor lançou um novo produto no mercado, o Nutrimais, com o objectivo de incentivar a agricultura biológica e, dessa forma, melhorar o ambiente.

O produto é um complemento alimentar para a terra e é recomendado que seja usado na muda de vasos, nas hortícolas em estufa, em viveiros ao ar livre, nas ervas aromáticas, nos relvados e nos jardins.

Segundo a Lipor, com o Nutrimais a população está a "contribuir para melhorar o ambiente, visto que o produto resulta da reciclagem da matéria orgânica, evitando os adubos e os fertilizante químicos, que são muito prejudiciais aos solos".

A um passo do Jamor

Ficha de jogo:

FC Porto:
Nuno, Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves, Cissokho, Fernando, Lucho, Raul Meireles, Mariano, Lisandro, Rodriguez

Suplentes:
Ventura, Rolando, Andrés Madrid, Tomás Costa, Hulk, Tarik, Farias

Treinador: Jesualdo Ferreira

Estrela Amadora:
Nélson, Hugo Gomes, Vidigal, Fernando Alexandre, Ney, Celestino, Marcelo Goianira, Jardel, Vítor Moreno, Anselmo, Varela

Suplentes:
Filipe Mendes, Vítor Vinha, Nélson Pedroso, Marco Paulo, Pedro Pereira, Ndiaye, Mustafa

Treinador: Lázaro Oliveira

Árbitro: Paulo Baptista

Golos:
Lucho Gonzalez (FC Porto)
Raúl Meireles (FC Porto)

O FC Porto venceu o Estrela da Amadora, no Estádio do Dragão, por 2-0 e está a um passo da final da Taça de Portugal. Os golos dos "azuis e brancos" foram marcados por Lucho Gonzalez e Raúl Meireles.

Foi um FC Porto com vontade de marcar cedo que se apresentou no relvado do Dragão e logo aos dois minutos, Lisandro Lopez teve a oportunidade de fazer o primeiro golo mas o avançado argentino não conseguiu levar a melhor sobre Nélson, que defendeu para canto.

Aos 9 minutos, Lisandro colocou a bola dentro da baliza do Estrela da Amadora mas o árbitro auxiliar marca fora de jogo por adiantamento do número 9 dos "dragões".

Porém, aos 34 minutos o FC Porto chegou à vantagem através da marcação de uma grande penalidade. Após Vidigal ter jogado a bola com a mão dentro da área, o árbitro assinalou "penalty" e Lucho Gonzalez na conversão adiantou o FC Porto na frente do marcador.

Nem cinco minutos tinham passado após o primeiro golo e já o FC Porto marcava o segundo. Raúl Meireles foi o marcador, através de um potente remate à entrada da área, mas a jogada começou no corredor direito com um cruzamento de Rodriguez, a bola bateu nas costas de Lisandro e o esférico sobrou para o internacional português que bateu Nélson e estabeleceu o resultado final.

Na segunda parte voltou-se a assistir a alguns "duelos" entre Lisandro Lopez e Nélson mas o guarda-redes levou sempre a melhor sobre o ponta de lança.

Até ao final da partida o Estrela da Amadora adoptou uma atitude mais atacante, de forma a tentar marcar um golo que desse mais esperanças para o jogo da segunda volta, mas isso não foi suficiente para abanar as redes da baliza de Nuno. No entanto, chegou a estar muito perto de o conseguir quase no final da partida, quando Varela executou um remate cruzado, onde valeu ao FC Porto o sérvio Stepanov que desviou o remate para canto. Por seu lado, o FC Porto fez um jogo mais pausado em relação à primeira parte e raramente voltou a causar verdadeiro perigo ao guarda-redes Nélson.

O FC Porto parte assim para o jogo da segunda mão, que vai ser jogada na Reboleira, com uma boa vantagem mas, como disse Jesualdo Ferreira, "longe de ser segura" para garantir desde já a presença dos campeões nacionais no Estádio do Jamor.

Olivais conquista Taça de Portugal pela primeira vez

Ficha do Jogo:

Vagos (63) - Carla Nascimento (9), Raquel Soares (2), Fernanda Beling (8), Ana Teixeira (12), Clarissa dos Santos (24), Paula Seabra (4), Ana Nunes (4)

Olivais (73) - Michelle Brandão (18), Ana Fonseca (3), Aja Parham (17), Ambrosia Anderson (26), Ana Sofia Santos (9), Ana Catarina Rodrigues, Sónia Guilherme

Árbitros: Carlos Santos e Ana Miramon

Resultados por períodos: 8-23; 10-20; 25-7; 20-23

O Olivais venceu pela primeira vez a Taça de Portugal de Basquetebol feminina, realizada em Évora, ao bater na final a equipa do Vagos por 73-63. Desta forma, após a oitava presença numa final da Taça da Portugal, o Olivais finalmente conquistou o troféu.

O Olivais fez uma primeira parte de excelente nível e chegou ao intervalo com uma larga vantagem de 43-18. No entanto, as jogadoras da equipa de Coimbra não estavam à espera da forte reacção das atletas do Vagos que chegaram a estar a perder por apenas três pontos de desvantagem, 56-53.

No entanto, as vencedoras do ano passado da Taça de Portugal não conseguiram passar para a frente do marcador e acabaram por perder a partida, sendo que a MVP do jogo foi Clarissa Santos, atleta do Vagos, com 24 pontos e 16 ressaltos.

domingo, 22 de março de 2009

Mulheres ao volante, perigo constante?

Há uma frase que é comum ser ouvida no "mundo dos homens", "mulher ao volante, perigo constante".

O "Tentativa de Jornalismo" não faz qualquer espécie de juízo mas a verdade é que há factos que falam por si.

Clique na imagem para ver a razão de ser da frase.

"Mundo sem guerras" organiza marcha mundial pela paz e não-violência

A organização internacional "Mundo sem guerras" esteve na cidade do Porto, este sábado, com vista a alertar as pessoas para os conflitos militares existentes no mundo. Para além disso, a organização pretende convocar pessoas, organizações, empresas, instituições, partidos políticos e empresas para aderirem e apoiarem a marcha mundial pela paz e a não violência.

A realização da marcha mundial deve-se ao facto de "a fome no mundo poder ser resolvida com 10 por cento do que se gasta em armamento", referem fontes da organização. Para eles, "eliminar as guerras e a violência é saír definitivamente da pré-história humana e dar um passo de gigante no caminho evolutivo da nossa espécie".

Os objectivos fundamentais são "denunciar a perigosa situação mundial que nos está a levar para as guerras com armamento nuclear, um beco sem saída e a maior catástrofe humana da história". Para além disso, pretende-se "criar a consciência global da necessidade de uma paz verdadeira e do repúdio de todas as formas de violência".

A marcha mundial pela paz e a não violência terá a duração de três meses, de 2 de Outubro de 2009 a 2 de Janeiro de 2010, e começará na Nova Zelândia e terá o seu final na Argentina.

Por todos os locais por onde passe, a manifestação irá realizar fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos culturais, desportivos, sociais, musicais, artísticos e educativos.

À parte da marcha mundial, várias organizações sociais portuguesas e da Galiza decidiram criar a"Rota Galiza-Portugal" que terá início em Finisterra e vai até Lisboa. O percurso terá início no dia 24 de Outubro e chegará a Tuy no dia 1 de Novembro. Aí, os portugueses vão receber o testemunho dos galegos e vão iniciar o percurso português que começará em Valença e irá até à capital. A 14 de Novembro, o trajecto chegará ao fim em Toledo, localidade onde se vai encontrar com a marcha mundial.

Os números da marcha mundial:

6 continentes
90 países
160 mil quilómetros
90 dias
40 trajectos em combioi
100 trajectos terrestres
14 trajectos aéreos
25 trajectos aquáticos
1 milhão de participantes no percurso
10 milhões de participantes virtuais

Países por onde a marcha mundial irá passar:

Oceânia e Ásia Oriental

Nova Zelândia
Austrália
Papua-Nova Guiné
Filipinas
Japão

Ásia Continental:

Coreia do Sul
Coreia do Norte
China
Nepal
Bangladesh
Paquistão
India
Mongólia
Federação Russa
Israel
Turquia

Europa

Federação Russa
Bielorrússia
Bósnia-Herzegovina
Eslovénia
Croácia
Polónia
República Checa
Finlândia
Suécia
Dinamarca
Holanda
Reino Unido
Islândia
Luxemburgo
Eslováquia
Hungria
Portugal
Grécia
Turquia
Áustria
Alemanha
Itália
Suíça
França
Bélgica
Espanha
Gibraltar

África

Marrocos
Mauritânia
Egipto
Senegal
Benim
Argélia
Moçambique
Togo
Gana
Costa do Marfim
Guiné-Bissau
Guiné-Conacri
Mali
Burkina Faso
Gâmbia

América

Canadá
Estados Unidos
México
Guatemala
El Salvador
Honduras
Nicarágua
Costa Rica
Panamá
República Dominicana
Haiti
Venezuela
Colômbia
Equador
Brasil
Paraguai
Uruguai
Peru
Bolívia
Chile
Argentina

Antáctida

sábado, 21 de março de 2009

Calendários dos campeonatos de infantis e iniciados de voleibol sorteados

A Federação Portuguesa de Voleibol já sorteou os calendários da segunda fase dos campeonatos de infantis e iniciados.

Na série A de infantis feminino, as equipas participantes são Arcozelo-Gaia, Gueifães, Escola Filipa Lencastre e Colégio Nossa Senhora do Rosário. A série B é composta por Cernache, Sesimbra, SC Espinho e S. Mamede. Leixões, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Ala Nun'Álvares - Gondomar e Vitória de Guimarães são as equipas que compõem a série C. Para terminar o campeonato de infantis feminino, a série D é preenchida pelo Alverca Volei, Juventude Pacense, Lamaçães e Colégio Salesiano - Oficina São José.

No sexo feminino, mas no escalão de iniciadas, a série A é composta por Piedense, Juventude Pacense, Nun'Álvares-Gondomar e Grande Colégio Universal. Na série B ficou a equipa do Clube Nacional de Ginástica, Sesimbra, Castelo da Maia e Esmoriz. O grupo C é composto pelo Alverca Volei, Leixões, Lamaçães e Ginásio Clube de Santo Tirso. Por fim, na série D, ficaram Lusófona, S.Mamede, Vitória de Guimarães e Escola Latino Coelho.

Na competição masculina de infantis participam apenas três equipas, Escola Secundária de Lousã, SC Espinho e Académica de Espinho.

O escalão de iniciados, tal como no feminino, é composto por quatro séries. Na série A foram sorteadas as equipas da Escola Pedro Eanes Lobato, Académica de Espinho, Vitória de Guimarães e Frei Gil. A série B é composta por Nun'Álvares-Gondomar, Leixões, Ginásio Clube Santo Tirso e Oeiras. O Clube Nacional de Ginástica, o Cernache, o S.Mamede e o Clube Atlético Madalena são as equipa que integram a série C. Por último, a série D juntou as formações do Vilacondense, do Castelo da Maia, do Benfica e do Esmoriz.

As equipas, nas diferentes séries, vão jogar uma vez em casa e outra fora contra as restantes formações pertencentes ao mesmo grupo.

Calendário:

Série A Feminino (infantis)

1ª Jornada
Gueifães vs Arcozelo-Gaia
Escola Filipa Lencastre vs Colégio Nossa Senhora Rosário

2ª Jornada
Arcozelo-Gaia vs Escola Filipa Lencastre
Colégio Nossa Senhora Rosário vs Gueifães

3ª Jornada
Arcozelo-Gaia vs Colégio Nossa Senhora Rosário
Gueifães vs Escola Filipa Lencastre

Série B feminino (infantis)

1ª Jornada
Sesimbra vs Cernache
SC Espinho vs S.Mamede

2ª Jornada
Cernache vs SC Espinho
S.Mamede vs Sesimbra

3ª Jornada
Cernache vs São Mamede
Sesimbra vs SC Espinho

Série C feminino (infantis)

1ª Jornada
Colégio Sagrado Coração Maria vs Leixões
Nun´Alvares Gondomar vs Vitória Guimarães

2ª Jornada
Leixões vs Nun'Álvares Gondomar;
Vitória de Guimarães vs Colégio Sagrado Coração Maria

3ª Jornada
Leixões vs Vitória Guimarães
Colégio Sagrado Coração Maria vs Nun'Álvares-Gondomar

Série D feminino (infantis)

1ª Jornada
Juventude Pacense vs Alverca Volei
Lamaçães vs Colégio Salesiano-Oficina São José

2ª Jornada
Alverca Volei vs Lamaçães
Colégio Salesiano - Oficina São José vs Juventude Pacense

3ª Jornada
Alverca Volei vs Colégio Salesiano - Oficina São José
Juventude Pacense vs Lamaçães


Série A feminino (iniciadas)

1ª Jornada
Juventude Pacense vs Piedense
Nun'Álvares-Gondomar vs Grande Colégio Universal

2ª Jornada
Piedense vs Nun'Álvares-Gondomar
Grande Colégio Universar vs Juventude Pacense

3ª Jornada
Piedense vs Grande Colégio Universal
Juventude Pacense vs Nun'Álvares-Gondomar

Série B feminino (iniciadas)

1ª Jornada
Sesimbra vs Clube Nacional Ginástica
Castelo da Maia vs Esmoriz

2ª Jornada
Clube Nacional Ginástica vs Castelo da Maia
Esmoriz vs Sesimbra

3ª Jornada
Clube Nacional Ginástica vs Esmoriz
Sesimbra vs Castelo da Maia

Série C feminino (iniciadas)

1ª Jornada
Leixões vs Alverca Volei
Lamaçães vs Ginásio Clube Santo Tirso

2ª Jornada
Alverca Volei vs Lamaçães
Ginásio Clube Santo Tirso vs Leixões

3ª Jornada
Alverca Volei vs Ginásio Clube Santo Tirso
Leixões vs Lamaçães

Série D feminino (iniciadas)

1ª Jornada
S.Mamede vs Lusófona
Guimarães vs Escola Latino Coelho

2ª Jornada
Lusófona vs Guimarães
Escola Latino Coelho vs S.Mamede

3ª Jornada
Lusófona vs Escola Latino Coelho
S.Mamede vs Guimarães

Série A masculino (infantis)

1ª Jornada
Escola Secundária Lousã vs SC Espinho

2ª Jornada
Académica de Espinho vs Escola Secundária Lousã

3ª Jornada
SC Espinho vs Académica de Espinho

Série A masculino (iniciados)

1ª Jornada
Académica de Espinho vs Escola Pedro Eanes Lobato
Guimarães vs Frei Gil

2ª Jornada
Escola Pedro Eanes Lobato vs Guimarães
Frei Gil vs Académica de Espinho

3ª Jornada
Escola Secundária Pedro Eanes Lobato vs Frei Gil
Académica de Espinho vs Guimarães

Série B masculino (iniciados)

1ª Jornada
Leixões vs Nun'Álvares-Gondomar
Ginásio Clube Santo Tirso vs Oeiras

2ª Jornada
Nun'Álvares-Gondomar vs Ginásio Clube Santo Tirso
Oeiras vs Leixões

3ª Jornada
Nun'Álvares-Gondomar vs Oeiras
Leixões vs Ginásio Clube Santo Tirso

Série C masculino (iniciados)

1ª Jornada
Cernache vs Clube Nacional Ginástica
S.Mamede vs Clube Atlético Madalena

2ª Jornada
Clube Nacional Ginástica vs S.Mamede
Clube Atlético Madalena vs Cernache

3ªJornada
Clube Nacional Ginástica vs Clube Atlético Madalena
Cernache vs S.Mamede

Série D masculino (iniciados)

1ª Jornada
Castelo da Maia vs Vilacondense
Benfica vs Esmoriz

2ª Jornada
Vilacondense vs Benfica
Esmoriz vs Castelo da Maia

3ª Jornada
Vilacondense vs Esmoriz
Castelo da Maia vs Benfica

sexta-feira, 20 de março de 2009

FC Porto com a tarefa de eliminar o campeão europeu

O FC Porto vai defrontar o Manchester United nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ditou esta sexta-feira o sorteio realizado pela UEFA em Nyon, na Suiça.


Para além dos quartos de final, os "dragões" ficaram a saber que em caso de vitória, irão defrontar os ingleses do Arsenal ou os espanhóis do Villarreal nas meias-finais.


As reacções ao resultado do sorteio são mais que muitas mas a verdade é que, no geral, os ingleses ficaram mais satisfeitos do que os portugueses, embora o FC Porto tenha levado a melhor na última eliminatória que disputou com o Manchester United, em 2004.


Jesualdo Ferreira (Treinador FC Porto) - "Vamos defrontar o campeão europeu. As diferenças entre o FC Porto e o Manchester United são enormes porque apesar de não terem um currículo europeu melhor que nós, vivem uma realidade distinta da nossa. Os resultados são imprevisíveis porque o futebol é um jogo e tem factores que não são controláveis. Mas pessoalmente até escolheria o Manchester United. Se os eliminarmos será fantástico".


Alex Ferguson (Treinador Manchester United) - "Estamos felizes com o sorteio e ansiosos pelo embate. A única coisa que esperamos é não sofrer golos no jogo em nossa casa. Já enfrentamos o FC Porto antes e respeitamos qualquer equipa portuguesa porque temos uma imensa influência lusa no clube, primeiro com Carlos Queiroz, depois com Cristiano Ronaldo e Nani".


Vítor Baía (Director Relações Externas FC Porto) - "Será um jogo de campeões. O Manchester é uma das melhores equipas do mundo mas temos as nossas possibilidades. Vamos assumir que queremos estar nas meias-finais e lutaremos até ao fim para o conseguirmos".


Rio Ferdinand (Jogador do Manchester United) - "Temos contas a ajustar com o FC Porto depois de eles nos terem ganho em Old Trafford há uns anos. Estou entusiasmado com o jogo e aguardo-o com alguma expectativa. Temos de estar no nosso melhor para passar a eliminatória".


Costinha (Ex-Jogador FC Porto) - Não vai ser uma eliminatória fácil porque o Manchester United é o campeão da Europa e do Mundo. Mas o FC Porto tem 50 por cento de hipóteses porque os jogos nos quartos-de-final são sempre imprevisíveis e o clube tem tradição na Liga dos Campeões".


Rafael Benitez (Treinador do Liverpool) - "O Manchester United é claramente favorito, não sei quem lhes fez o sorteio".


A primeira mão da eliminatória será disputada em Old Trafford, dia 7 de Abril, enquanto que o segundo jogo, no Estádio do Dragão, será dia 15 do mesmo mês.


Resultados do sorteio dos quartos-de-final:


Villarreal vs Arsenal


Manchester United vs FC Porto


Liverpool vs Chelsea


Barcelona vs Bayern Munique


Cenários possíveis nas meias-finais:


Villarreal ou Arsenal vs Manchester United vs FC Porto


Liverpool ou Chelsea vs Barcelona ou Bayern Munique

Tecnologia de topo nas provas de natação em Portugal

A Federação Portuguesa de Natação adquiriu novas plataformas de partida, as OSB12, que vão ser estreadas nos Campeonatos Nacionais de juniores e de seniores, que vão decorrer de 27 a 29 de Março, no Estádio Universitário.


As plataformas colocam as provas nacionais no topo da tecnologia a nível mundial e asseguram que os nadadores portugueses serão dos primeiros a utilizá-las num campeonato nacional.


As novas plataformas são maiores que os actuais blocos de partida e, dessa forma, vão permitir aos nadadores, independentemente do seu tamanho, colocarem-se na sua posição ideal de partida.


A principal vantagem das OSB12 é a existência de um apoio vertical que possibilita ao atleta ganhar mais velocidade no momento da partida.


Após há uns anos ter sido introduzida na natação uma posição de partida parecida com a utilizada nas provas de velocidade, em vez dos nadadores colocarem os pés lado a lado, passaram a colocar um à frente e outro atrás, surgem, agora, estas plataformas trazem a vantagem dos nadadores começarem a ter um apoio para os pés e, dessa forma, a maioria dos nadadores deverá abandonar a opção pela partida tradicional.

Olhos postos na Arena de Évora

A Arena de Évora será, este fim-de-semana, o palco para onde todos os olhos dos admiradores do basquetebol feminino irão olhar devido à realização da "final-four" da Taça de Portugal. Algés, Boa Viagem, Olivais e Vagos vão lutar para alcançar a vitória final na competição.


O jogo que mais atenção atrai das meias-finais opõe o Vagos ao Algés, devido ao facto de ser uma reedição da final do ano passado, ganha, na altura, pelas jogadoras do Vagos.


A capitã de equipa das actuais detentoras do troféu, Paula Seabra, assume que quer voltar a conquistar a taça e garante que não tem dúvidas que o Vagos "vai assumir o favoritismo. Acima de tudo encontramo-nos muito fortes, motivadas e concentradas num único objectivo, a reconquista".


Por seu lado, Natália André, capitã do Algés, afirma que "a equipa está tranquila. Temos um plantel curto mas cheio de força e muito lutador". No entanto, "as equipas são muito equilibradas e todas têm argumentos que justificam a conquista da Taça", refere.


Para além desta meia-final, há o jogo entre o Olivais e o Boaviagem, sendo que a final está agendada pas as 16h00 de domingo.

Perspectiva-se emoção no SC Espinho vs Benfica

Os jogos das meias-finais da série dos primeiros da divisão A1 de voleibol disputam-se este fim de semana, sendo que o jogo "cabeça de cartaz" será o SC Espinho frente ao Benfica.


A partida entre os dois candidatos ao título terá lugar na Nave Desportiva de Espinho às 15h00 de domingo mas o primeiro jogo das meias-finais terá lugar amanhã, em Guimarães, com o Vitória a receber a equipa do Leixões, às 18h00.


O dia de amanhã é dedicado, também, à série dos perdedores em que o Fonte do Bastardo vai defrontar a Académica de Espinho ao passo que o Castelo da Maia vai receber o Esmoriz.


Também amanhã irá continuar a decorrer a série dos últimos, com os insulares do Marítimo e do Clube K a defrontarem-se no terceiro jogo do playoff. Os madeirenses venceram o primeiro jogo ao passo que no segundo foram os açoreanos a conquistar o triunfo. Quem vencer o jogo de amanhã carimba o passaporte para a manutenção na divisão A1, enquanto que a formação derrotada terá de jogar o playoff de permanência.